quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dicas e Cuidados com o seu Computador

 Nunca desligue fisicamente o computador sem antes fechar todos os programas, aplicativos, ferramentas, desliguem somente através do Sistema Operacional (Windows ou Linux) clicando no botão Inicial e por final Desligar o Computador, certificando anteriormente que fechou todos os aplicativos ou programas.


 Não passar álcool ou produtos impróprios para a limpeza dos equipamentos, utilizar apenas produtos recomendados para equipamentos de informática;

 Quando o tempo estiver chuvoso com trovoadas e raios, desligar os computadores e impressoras, em seguida tire o fio do estabilizador da tomada;

 A utilização de Estabilizador é imprescindível para que seu computador não sofra nenhuma queima de componentes eletrônicos, tendo em vista que diariamente ocorrem variações na corrente elétrica, estes componentes eletrônicos são sensíveis a estas variações elétricas, podendo acarretar sérios prejuízos financeiro bem como perda a de dados. Para os casos de maior segurança de seus dados, recomenda-se utilizar No-break estabilizável, pois este equipamento além de estabilizar a energia elétrica possui baterias que mantém seu micro ligado por alguns minutos ou horas, tempo suficiente para que você desligar o microcomputador com segurança.

 Sempre passe Antivírus nos seus discos: Disco rígido (H.D.), disquete e outras unidades de disco, devendo ser observado que o antivírus esteja atualizado. Este processo deve ser realizado antes de inserir novos arquivos em seu computador, mesmo quando não for inserido novos arquivos em seu computador é recomendado passar o antivírus pelo menos 2 vezes por semana para aqueles que utilizam a Internet.

 Nunca abra e-mails desconhecidos ou sem procedência, pois ao abrir este e-mail você poderá esta recebendo na verdade um vírus que danificará seus arquivos, programas e sistema operacional, ainda através de vírus espião seus dados (informações) pessoais, tais como: número de conta bancária, cartão de crédito, CPF, endereço de e-mails, senhas, entre outros, podendo ser copiados e enviados as seus respectivos desenvolvedores (Hackers e Crackers). Outro alerta muito importante é quanto ao acesso a sites sem procedência tais como: sites de Hackers, Crackers, pornô, jogos, entre outros, pois ao acessar estes sites você poderá também estar receber vírus e programas espiões.

 Procure sempre realizar copias (backups) de seus arquivos importantes, para não serem surpreendidos de possíveis perdas por fatores adversos orientados neste manual, os procedimentos de copias ou backups poderão ser realizado através de Disquetes, CDRoms / DVDRoms, H.Ds. secundários, Fita Data, Pen Driver e outros.

 Como proteger o PC da poeira e da umidade?

• Mais importante de tudo é manter o computador coberto com uma capa plástica enquanto estiver desligado. Isto reduzirá bastante a quantidade de poeira que se acumula no seu interior. Muitos não sabem que a poeira entra no computador mesmo quando está desligado, sem a ação dos seus ventiladores. Basta lembrar que aparelhos de som, rádio e TV acumulam muita poeira no seu interior e não utilizam ventiladores. A poeira não precisa de fluxo de ar para entrar, e sim, entra espontaneamente. Para proteger o computador da umidade é preciso colocar no seu interior (ou mesmo na sua parte externa, mas de tal forma que seja coberto quando a capa plástica for usada), um saquinho (que não deve ser de plástico, e sim de papel) com cerca de 100 gramas de sílica gel. A sílica atrairá para si a umidade que se aproxima do computador, reduzindo assim a quantidade de umidade que chega aos seus circuitos. Quando a sílica branca se torna amarelada, ou quando a sílica azul se torna rosada, significa que está saturada com água, e é preciso reciclá-la. Para fazer isto, devemos colocá-la no forno durante alguns minutos. A água irá evaporar e a sílica poderá continuar sendo usada.

 Posso deixar meu micro ligado enquanto não uso?

• Quando você liga e desliga o microcomputador repetidamente tendem a deteriorar os circuitos eletrônicos, devido ao stress térmico que ocorre no instante em que o computador é ligado. Quanto menos vezes um computador for ligado e desligado, melhor para a sua "saúde eletrônica". Você não precisa chegar ao extremo de deixá-lo ligado 24 horas por dia, como alguns usuários fazem, mas contribuirá bastante se ligá-lo no início do dia e desligá-lo ao final. Sendo ligado e desligado apenas uma vez por dia, sua vida útil será bem maior. Caso prefira, pode desligá-lo na hora do almoço. O que você não deve fazer é ligá-lo e desligá-lo várias vezes por dia, como muitos usuários descuidados fazem.

 É realmente preciso usar ar condicionado?

• Não necessariamente. Quando o computador está localizado em um ambiente arejado e sem calor excessivo, e a ventilação do interior do gabinete está adequada, pode funcionar perfeitamente sem ar condicionado. Por outro lado, uma ventilação interna ruim pode resultar em problemas, mesmo quando o ambiente é refrigerado.

 Qual é a ordem indicada para ligar e desligar o computador?

• Não se deve de forma alguma usar o estabilizador como chave geral de ligação de um PC. Muitos usuários têm o mau hábito de deixar permanentemente ligadas as chaves do computador, do monitor e da impressora. Sendo todos ligados no estabilizador de voltagem, apenas este é ligado ou desligado. Ocorre que no instante em que um estabilizador é ligado, apresenta tensão elétrica acima do normal durante uma pequena fração de segundo. Para comprovar este efeito, basta ligar uma lâmpada no estabilizador, e poderá ser observado um brilho maior, por um tempo inferior a um segundo, no instante em que é ligado. O procedimento correto para ligar o equipamento é primeiro ligar o estabilizador, e depois ligar o computador (este sim pode ter o monitor ligado na parte traseira da fonte, ficando o monitor com o interruptor permanentemente ligado) e a impressora. Para desligar, devemos atuar sobre as chaves do computador e da impressora (em qualquer ordem), e por último, desligar o estabilizador. Usamos o mesmo procedimento quando no lugar do estabilizador existe um no-break.

 Posso deixar o computador ligado 24 horas por dia?

• Sim, isto pode ser feito com relativa segurança, apesar de não ser necessário. Primeiramente, é preciso ter o PC acoplado a um estabilizador de voltagem. O ideal é usar um no-break. Desta forma, falhas no fornecimento de energia (que tendem a ser muito comuns durante o verão) não causarão risco à integridade física do computador.

 Como proceder quando falta luz?

• Quando ocorre queda no fornecimento de energia, desligue imediatamente o computador e os demais equipamentos (desligar os botões). Espere até que a energia elétrica retorne. Depois de retornar, não ligue o computador imediatamente. Espere alguns minutos para ter uma certeza maior de que não ocorrerá outra queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: